Fiducia Seguros
 
     
 

05.09.2017

O que significa sinistro, segurado, seguradora e corretora?


Você sabe o que é sinistro, segurado, seguradora e corretora? O mercado segurador tem termos que às vezes geram dúvidas para quem está de fora. Mas não se preocupe. Hoje, vamos explicar o significado de todos esses jargões, dando continuidade à série do Dicionário DPVAT, através da qual já explicamos os três tipos de cobertura do Seguro DPVAT e o significado de prêmio, Seguro DPVAT e Seguradora Líder-DPVAT. Preparados para novos conhecimentos? Então vamos lá!

Sinistro – no jargão do mercado segurador, quando a ocorrência prevista no contrato de seguro acontece, ela é chamada de SINISTRO. Por exemplo, no caso de seguro domiciliar contra roubo, se o evento acontecer, um sinistro será gerado. No Seguro DPVAT é a mesma coisa: como toda a população em território nacional é segurada, um acidente de trânsito que gera um pedido de indenização é chamado de sinistro.

Segurado – é o cliente da seguradora que contrata um seguro. Por isso podemos dizer que toda a população no Brasil é nossa segurada quando se acidenta no trânsito. Que responsabilidade, né?!

Seguradora – é uma empresa autorizada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que indeniza seus clientes quando situações previstas no contrato de seguros acontecem. Por exemplo: seguro contra roubo ou furto de carros. A Seguradora Líder-DPVAT é a seguradora responsável única e exclusivamente do Seguro DPVAT, que protege toda a população brasileira contra acidentes de trânsito.

Corretora – nem sempre a seguradora é a empresa que vende o contrato de seguro. Esse trabalho é função do corretor, profissional especializado e treinado para esta atividade. As seguradoras contam com corretoras de seguros para vender os seus produtos aos clientes. No caso da Seguradora Líder-DPVAT, os corretores são parceiros incríveis, pois eles auxiliam a população quando necessita dar entrada no pedido do Seguro DPVAT.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito